Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fronteiras e Horizontes

Fiz esse blog para ir longe, até onde os olhos e o entendimento alcançam, porque as palavras ampliam os horizontes, e atravessam fronteiras quando fazem sentido. Você pode gostar ou não, mas o ideal seria comentar. Beijos!

Fronteiras e Horizontes

Fiz esse blog para ir longe, até onde os olhos e o entendimento alcançam, porque as palavras ampliam os horizontes, e atravessam fronteiras quando fazem sentido. Você pode gostar ou não, mas o ideal seria comentar. Beijos!

18
Set19

LITERATURA EM MOVIMENTO

Guerreira Xue

ISTO É SARAU URBANISTA CONCRETO, ONDE TUDO COMEÇOU

História

Tudo começou com a ideia de trazer mais atividades para o "Projeto Gente", uma organização cultural que existiu no bairro Parque São Rafael, zona leste da capital paulista. O então membro do projeto Germano Gonçalves, juntamente com o escritor e cordelista José Januário, decidiram realizar um sarau no espaço destinado para atividades artísticas, localizado na época na Avenida Baronesa de Muritiba, 404.

Foi quando nasceu o sarau do Urbanista Concreto, mas por problemas econômicos teve que o espaço ser fechado, porém o sarau seguiu itinerante.

A data oficial de inauguração do Sarau é 20/04/2015, com a realização na biblioteca do CEU SÃO RAFAEL, mas bem antes já dava as caras, como mencionado acima, pois fazia apresentações coletivas e individuais pelo seu idealizador, escritor, poeta Germano Gonçalves – O Urbanista Concreto.

Na fase da universidade na Faculdade Santa Izildinha – UNIESP, em 2012, houve a primeira formação do coletivo sarau Urbanista Concreto e seus integrantes; os estudantes do curso de história, geografia e letras, Germano, Cleide, Jeovana e Patrícia, onde as apresentações no Pátio eram frequentes. A estreia fora da faculdade aconteceu no Parque Chico Mendes, a convite de Pedro Moreira da casa de cultura do Itaim Paulista, parceiro de longa data.

Com o término do curso, os estudantes integrantes do sarau se dispersaram, seguiram outros caminhos, até tentaram continuar, mas por dificuldades de se organizarem como coletivo, desistiram. Mas não o Urbanista Concreto, esse retomou a busca por espaço para dar continuidade em seus objetivos. Foi quando  aconteceu a biblioteca do Ceu São Rafael, e seu projeto “Quem Lê sabe por que”. A Bibliotecária Eliege Antonio ofereceu o lugar, portanto o sarau urbanista concreto estava de volta.

Com o tempo, prestigio e reconhecimento conquistado, surgiu a proposta do presidente da organização "Força Cultural" para realização do sarau no espaço, pois precisava de atividades no local, então de comum acordo com a biblioteca o sarau urbanista concreto passou a ser realizado na organização.

Hoje o Urbanista Concreto conta com suas edições locais na Força Cultural todos os 3º terceiros sábado do mês, com os integrantes Silvia Rodrigues na parte da produção, Ari Batera organização e seu idealizador Germano Gonçalves, tem por objetivo tornar o Pq. São Rafael um bairro de leitores engajados no gênero da literatura marginal, essa que é de margens periférica e que vem crescendo não só em São Paulo, como em todo o Brasil.

 

O Sarau dos poetas  O Urbanista Concreto é realizado voluntariamente por seu idealizador, o escritor e poeta Germano Gonçalves e seus convidados levando o conhecimento referente à literatura de periferia e a cultura em geral. O grupo e movimento é de caráter cultural, e aberto para todos sem limite de idade, classe social, religião, etnias e etc., com fomento à cultura pela leitura.

O SARAU É NOSSO, PODE VIR, PODE CHEGAR!

A proposta do coletivo contempla também o individual estimulando através da literatura divergente e livre para a comunidade num processo de apreciação colaborativa de maneira que, aquele que escreve, também constrói a própria identidade dentro da mesma.

"Força Cultural" organização de fomento a arte, cultura, esporte e mídias populares, sob a presidência de Ari Batera, que realiza várias ações sociais para a comunidade local, sempre fortalecendo a região.

https://www.facebook.com/forcacultural/

https://www.facebook.com/Germanosarauurbanistaconcreto/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

  •  
  • Arquivo

      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2018
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Sigam-me

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub